domingo, 28 de março de 2010

PROJETO - Performance - O Corpo na Arte Contemporânea

Nome do Autor: Márcia Beatrís Drechsler Machado

Título do Projeto: Performance - O Corpo na Arte Contemporânea.

Justificativa: Ao receber uma correspondência da Secretaria de Educação convidando os professores de Artes e Língua Portuguesa a participarem de um concurso de cartazes sobre “prevenção às drogas”, logo pensei que deveria produzir algo inovador, mesmo se tratando de cartazes; algo usado a muito tempo. Sabendo que iria trabalhar com arte contemporânea , procurei unir (cartaz, arte contemporânea, performance e fotografia).

Objetivo Geral: Perceber o quanto o corpo pode ser usado na arte contemporânea através de performances com registros fotográficos.

Conteúdos: Arte Contemporânea, Fotografia, Performance.

Metodologia:
- Aula expositiva dialogada.
- Pesquisa na internet (laboratório de informática).
- Análise e Leitura de imagens registradas de performances.
- Uso da Máquina Fotográfica Digital.
- Confecção de cartazes.

Desenvolvimento: Para iniciarmos o projeto teremos uma aula expositiva dialogada com duração de dois períodos, onde eu vou expor um pouco sobre arte contemporânea e performance, quando surgiu este tipo de Arte e a sua trajetória ao longo do século XX. Na semana seguinte iremos ao laboratório onde vamos pesquisar sobre artistas que utilizam a performance para realizar sua arte, vamos conhecer imagens fotográficas com registros de performances em lugares diferentes e curiosos, também com duração de dois períodos. Depois dessa experiência orientada por mim, eles irão usar seu próprio corpo para dizer não às drogas e registrar tudo com a máquina fotográfica digital. Essa prática será realizada individualmente em casa. Na semana seguinte os alunos trarão seus registros impressos para a aula onde faremos uma leitura coletiva dessas imagens e depois cada um vai criar uma frase relacionando o tema (não às drogas) ao registro que foi feito usando o seu próprio corpo. A partir daí confeccionaremos os cartazes.
Recursos: Laboratório fotográfico, máquina digital, cartolina, livros e revistas com imagens de performances.

Avaliação: Será realizada no decorrer de todo o projeto, desde o interesse pelo assunto à participação nas pesquisas no laboratório de informática, a prática fotográfica em casa e finalmente a confecção dos cartazes em aula. Será considerado satisfatório se houver compreensão do assunto, respeito e interação com os colegas e participação com entusiasmo e interesse na prática das atividades sugeridas.

Um comentário:

  1. Márcia, parabéns pelo blog, desejo sucesso com seus alunos no uso deste recurso para a promoção da aprendizagem. Bjs..

    ResponderExcluir